terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Imposto sobre a exportação de sucata de ferro é debatido

O Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e de Aço (INESFA) apresentou hoje o estudo “O setor da Sucata de Ferro e o impacto da adoção de impostos sobre a exportação desse insumo no Brasil”.

Em agosto do ano passado, as principais indústrias do aço do Brasil solicitaram ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a taxação da exportação de sucata. As siderúrgicas alegam que há falta desse insumo, uma das principais matérias-primas para produção do aço, e pedem a taxação como medida de “reciprocidade” para os países que adotam essa prática.

Segundo as empresas de sucata de ferro e aço, no entanto, não há escassez do produto e, no comércio internacional do insumo, o Brasil é um país “pequeno”.

O comércio atacadista de sucata ferrosa no Brasil atingiu R$ 6,38 bilhões em receita operacional líquida em 2010, com um aumento de 30% (R$ 1,57 bilhão), em comparação com 2009. Entre 2007 e 2011, o setor aumentou em 12,5% a geração de empregos.

O Brasil conta hoje com 5.475 empresas de comércio atacadista de resíduos e sucata no País.
Fonte: Panorama Brasil

Nenhum comentário:

Fazenda insiste, mas STF reafirma que ICMS não compõe a base do PIS e da Cofins

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal reafirmou nesta terça-feira (3/4), ao analisar 25 processos, o entendimento firmado pela corte de qu...